Atlético-MG

Resultado também deixou o Galo ainda mais perto de garantir a liderança do Grupo D

Em mais uma noite gelada em Belo Horizonte, o Atlético esquentou a torcida nas arquibancadas do Mineirão ao vencer o Independiente del Valle-EQU, nesta quinta-feira, e carimbar a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. Com duas assistências de Allan e dois gols de Hulk – o segundo um golaço de cavadinha na saída do goleiro – e outra pintura do garoto Savinho no fim da partida, o Galo ganhou por 3 a 1 e também ficou mais perto de terminar como líder do Grupo D. 

O JOGO:

Com vários desfalques, El Turco foi obrigado a mudar muito a configuração do Atlético. Um trio de meio-campo foi formado com Allan, Jair e Eduardo Sasha (este flutuando por trás de Hulk). Mais à frente, estavam Nacho Fernández (pela esquerda), Ademir (pela direita) e Hulk (centralizado).

A partida teve um início intenso, com o Atlético partindo para cima do Independiente del Valle e assustando logo nos primeiros minutos. Com belo passe de Allan após roubada de bola no meio-campo, Hulk saiu na cara do gol e abriu o placar, com frieza, aos 8 minutos: 1 a 0.

Agressivo nos duelos individuais, o time de Mohamed roubava a bola muitas vezes no campo ofensivo e conservava a posse dessa maneira. Com velocidade e infiltrações nas costas da defesa do del Valle, o Galo conseguia bons passes verticais. Em um contra-ataque aos 14 minutos, no entanto, os equatorianos assustaram com uma finalização na trave.

Com o decorrer do tempo, o duelo ganhou em equilíbrio. Por vezes, o Atlético abaixava as suas linhas e protegia a área enquanto o del Valle procurava, sem sucesso, maneiras de infiltrar. O Galo voltou a ameaçar aos 27 minutos, quando Hulk ligou Ademir em contra-ataque. O velocista driblou um marcador e finalizou para fora, quando tinha opções de passe livre do lado esquerdo.

Logo em seguida, Hulk acionou Ademir em profundidade mais uma vez. Nesta oportunidade, o atacante deu belo passe de três dedos para Nacho, que infiltrava na área. O meia finalizou duas vezes para boas defesas de Ramírez. O jogo era aberto, com o Galo cedendo espaços para contra-ataques e enfrentando alguns problemas na recomposição defensiva.

Na reta final do primeiro tempo, o Atlético cresceu de produção. Mais uma vez no embalo da torcida, o time de Mohamed se soltava e, com boas tabelas no campo de ataque, desestruturava a defesa do Independiente e encontrava espaços para finalizações perigosas

SEGUNDO TEMPO:

Em busca do empate, o del Valle iniciou o segundo tempo com maior protagonismo na posse de bola. Ainda assim, encontrou um organizado sistema defensivo do Atlético e tinha dificuldades para criar boas chances. A primeira da etapa complementar, aliás, veio com finalização por cima de Arana, após bom passe de Hulk.

Rapidamente, o Galo retomou o controle das iniciativas. O time de Turco trocava passes com qualidade e encontrava espaços para avançar em campo. Nacho Fernández tentou de cobertura aos 8 minutos e quase marcou um golaço após bela trama pela esquerda.

Aos 10 minutos, mais um gol do Atlético. Após lindo passe longo de Allan, do campo de defesa, Hulk saiu na cara do gol e anotou mais um com sua marca registrada: a cavadinha. Ele encobriu Ramírez com muita tranquilidade e abriu 2 a 0 no placar para o Galo.

O Atlético seguia com mais volume ofensivo. Aos 21 minutos, Eduardo Sasha deu lugar a Mariano. Na nova configuração ofensiva, Guga aparecia como um meia pela direita, enquanto Ademir e Hulk formavam dupla de ataque. Sem bola, Guga retornava, Mariano fechava por dentro e o Galo formava uma primeira linha com cinco defensores.

Aos 28 minutos, o time mineiro criou grande chance de ampliar. Hulk acionou Nacho em profundidade, e o meia teve tranquilidade para encontrar Ademir livre, entrando na área. O atacante, no entanto, tentou driblar o goleiro e acabou desarmado. Logo em sequência, o Atlético fez mais uma boa jogada com belo passe cavado de Jair nas costas da defesa. Arana cruzou e Guga finalizou para fora.

Com o decorrer da etapa complementar, o Galo abaixou suas linhas e priorizou a consistência defensiva, apostando em contra-ataques para chegar à meta adversária. Aos 34 minutos, Turco promoveu as entradas de Sávio e Calebe nas vagas de Ademir e Nacho Fernández, respectivamente. Aos 36 minutos, após falha da defesa em cruzamento na área, o del Valle diminuiu. Com chute rasteiro, Vargas finalizou no canto de Rafael e balançou as redes: 2 a 1.

Nos acréscimos, Otávio e Réver entraram nas vagas e Jair e Guga. Na reta final, os equatorianos se lançaram ao ataque em busca do gol de empate, mas o Atlético soube se proteger, conservar a vitória e confirmar a classificação antecipada às oitavas da Libertadores. Ainda houve tempo para o jovem Sávio marcar um golaço. No último minuto de jogo, ele recebeu na direita, cortou para dentro e bateu chapado, de esquerda, no ângulo de Ramírez: 3 a 1.

SITUAÇÃO:

Com o resultado, o Atlético chegou aos 11 pontos no grupo, abriu três de vantagem para o Tolima-COL (segundo colocado, com oito) e ampliou a distância para os colombianos no saldo de gols: 5 contra 0. 

Na última rodada, que será disputada na próxima quarta-feira (25), o Galo poderá perder para o Tolima por até dois gols de diferença, no Mineirão, para garantir a liderança da chave.