Destaques Principais

Em noite mágica do goleiro João Paulo, Peixe garante 1 a 1 em Avellaneda, após vencer na Vila, e segue para as quartas do torneio continental

Primeiro tempo

Nos primeiros minutos de partida, o Santos parecia disposto a manter a posse de bola no campo de ataque, mas aos poucos, os argentinos foram tomando as rédeas do duelo para si, subindo sempre em velocidade até a área do Peixe, até que aos 17 minutos, surgiu a primeira chance de maior perigo, quando Velasco finalizou de pouco antes da pequena área e João Paulo efetuou um verdadeiro milagre para manter o 0 no placar.

A pressão do Independiente seguiu dando a toada do jogo, com o goleiro santista salvando em mais algumas oportunidades, porém, aos 38 minutos, Kaio Jorge apareceu para receber lançamento de Carlos Sánchez, em uma das raras chances de contragolpe, e tocou de mansinho, para o fundo das redes de Sosa. 0 a 1.

Artilheiro e assistente, celebram o tento. Foto: Gustavo Ortiz – Pool/Getty Images.

Antes do intervalo, os mandantes nada puderam fazer além de manter o jogo de marcação violento, recebendo inúmeros cartões amarelos e acabou até oferecendo mais espaços para o Santos, no costado de sua defesa, que não foram efetivamente aproveitados pelo Peixe.

Segundo tempo

O começo de etapa final, teve novamente como destaque, João Paulo. O jovem goleiro santista seguia realizando intervenções fantásticas, tendo uma atuação memorável abaixo da baliza e segurando o ímpeto ofensivo do Independiente.

Em menos de uma hora de bola rolando, João Paulo efetuou 7 defesas cruciais. Foto: Ivan Storti/Santos FC.

Com o contra-ataque se oferecendo cada vez mais, com o time argentino totalmente voltado ao ataque, a velocidade de Marinho serviu como a alternativa perfeita para o escape do Santos, sempre ameaçando a meta de Sosa e respondendo o adversário, o que gerou a expulsão de Insaurralde, que derrubou o atacante do Peixe em chance clara e manifesta de gol. Situação ainda pior para a equipe da casa.

Mas mesmo em desvantagem, os argentinos, copeiros que são, foram capazes de instaurar a confusão na área dos brasileiros, e empatar com um petardo de Lucas González, para finalmente vencer o inspirado João Paulo. 1 a 1.

Nos minutos finais, até por questões físicas, e apesar de um esboço de última pressão argentina, o jogo ficou mais a feição do Santos, que comandou as ações no campo adversário e construiu uma oportunidade ou outra para ainda retomar a liderança do placar, que não ocorreu, mas também não foi necessária para a classificação. O Peixe avança para enfrentar o Libertad, do Paraguai, na próxima fase da competição.