Brasileiro

Não é de hoje que a fábrica de Xerém revela jogadores promissores para o futebol. Marcelo, Fabinho, Gerson, João Pedro, Marcos Paulo, Evanilson, Miguel e, agora, Arthur. O meio-campista de 15 anos é considerado o principal nome das categorias de base do Fluminense atualmente e, por isso, o clube já se movimentou para mantê-lo e desenvolvê-lo dentro de casa.

No início de 2019, quando Arthur ainda tinha 14 anos, o Fluminense assinou um contrato de formação de quatro anos, com o objetivo de proteger o menino de investidas de outros clubes.

O que é um contrato de formação?

No Brasil, o contrato de formação de um atleta de pode ser assinado entre 14 e 20 anos. Assinado o termo, este passa a receber uma bolsa-auxílio, além de outros benefícios.

Esta modalidade de contrato serve para dar segurança jurídica tanto ao clube quanto ao atleta, ou seja, deixa a relação entre as partes, além de clara, escrita e sujeita a todas as diretrizes que um contrato deste tipo impõe.

Enquanto o adolescente tem a oportunidade de se formar como atleta, o clube, por sua vez, adquire a preferência na assinatura do primeiro contrato profissional do jogador. E é justamente o que o Fluminense está se mobilizando para fazer com Arthur.

Nesta semana, clube e jogador firmaram um pré-contrato que garante o primeiro vínculo profissional em fevereiro de 2021, quando Arthur completa 16 anos, idade permitida para este tipo de vínculo.

Além disso, de acordo com o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, em toda futura transferência internacional (salvo algumas exceções) do atleta, o clube formador (neste caso, o Fluminense), teria direito a 5% do valor da negociação.

Vale ressaltar, porém, que esta parcela seria dividida entre todos os clubes pelos quais o atleta passou entre os 12 e 23 anos, com pesos diferentes por idade e tempo que permaneceu no clube.

Tá, mas quem é Arthur?

Arthur é o principal nome das categorias de base do Fluminense. Meia de origem, Arthur se destaca também pela quantidade de gols que é capaz de fazer. Entre as categorias sub-11 e sub-14 do Fluminense, foram 99 jogos e 81 gols. Além disso, no ano passado, já pelo sub-15, marcou 14 em 29 jogos.

Se o número da camisa de um jogador quer dizer alguma coisa sobre sua personalidade e qualidade (antes de vê-lo jogar, é claro), Arthur carrega mais um ponto positivo. Mesmo sendo mais novo que a maioria, foi o camisa 10 no título Sul-Americano com a Seleção Brasileira sub-15.

Situação atual

A ideia do Fluminense é de um planejamento de carreira a médio-longo prazo. Nos próximos meses, Arthur será integrado ao elenco profissional do clube para que seja estimulado seu desenvolvimento, mas sem pular etapas. O objetivo principal é ambientá-lo aos atletas profissionais a fim de adquirir maior maturidade e experiência.